É vírus? A Pegadinha Mais Comum nos Smartphones

Vírus no celular? Tudo Sobre Vírus no Smartphone!

Um dos casos mais recorrentes nos nossos balcões são os famosos “vírus”, porém, em mais de 90% dos casos não são de fato um vírus no smartphone, mas sim falsos alertas que vem pelo navegador, geralmente pelo Google Chrome, do qual é apenas um falso alerta de vírus usando o recurso de propaganda e notificações.

Geralmente ao entrar no site ele pede permissão para lhe mandar notificações essas notificações podem ser personalizadas pelo criador do site, assim como pelos criadores de aplicativos.

A ideia é fazer com que você acredita que o seu smartphone está infectado para fazer a instalação de um antivírus que geralmente é pago, porém, não tem nenhuma efetividade pelo simples fato de que a infecção de um smartphone é mais rara do que você imagina.

Não estamos dizendo que as infecções não acontecem, porém, na maioria dos casos são apenas falsos alertas, com algumas técnicas até mesmo os iPhones podem ser infectados, como o famoso caso do vírus no calendário.

Deixamos para vocês um exemplo de como você pode limpar o seu navegador para eliminar todas as propagandas e falsos alertas de vírus, no exemplo claro algumas notificações do site Climatempo, que pede para você se pode enviar notificações, fazendo você pensar que ele irá enviar notificações sobre o tempo, porém, ele apenas envia propagandas aleatórias.

Para evitar contaminações reais, você deve ficar muito atento aos links enviados para você, assim como os anúncios, dos quais são frequentes a técnica de fishing, que é nada mais nada menos do que uma página clonada, igual a original, como sites de compra e até mesmo de bancos.

Segundo Alware Bites ‘’ Phishing é o crime de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito. Como em uma verdadeira pescaria, há mais de uma maneira fisgar uma vítima, mas uma tática de phishing é a mais comum.’’

Além disso, manter o smartphone atualizado, ajuda a manter a segurança em dia, os fabricantes garantem em média 4 anos de atualizações de segurança. Não instalar aplicativos de fora da Play Store é outra forma de manter seu smartphone seguro. Não há muita consistência de informação sobre a questão dos famosos antivírus.

Sempre que precisar você pode contar com equipe da Telefone Mania para ajudar a manter o seu telefone livre de propagandas inconvenientes.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: